Identificação, Análise e Avaliação de Risco de Processo (“Risk Assessment”)
Aplicação da metodologia de Identificação, Análise e Avaliação de Riscos:
- Em atividades e operações em andamento;
- Em instalações existentes, durante todo o seu ciclo de vida (Pesquisa & Desenvolvimento, Projeto & Construção, Operação & Manutenção, Mudanças e Descomissionamento);
- Em novas instalações e empreendimentos, desde a fase de concepção e durante todo o seu ciclo de vida (“SLC - Safety Life Cycle”);
- Em instalações que forem retiradas de operação (parcial ou total, temporária ou definitiva), com desmontagem ou não dessas instalações;
- Em atividades ou operações suspensas, total ou parcialmente, temporária ou definitivamente;
- Em mudanças de instalações, pessoas ou tecnologia;
- Na elaboração e revisão de procedimentos operacionais e planos de emergência;
- Em unidades adquiridas de outras empresas, incluindo instalações, operações ou atividades.
Utilização das seguintes técnicas:
- Análise Histórica dos Acidentes (AHA) Pesquisa de acidentes ocorridos em instalações industriais similares objetivando a compreensão das causas maisfreqüentes/relevantes e a magnitude das conseqüências.
- Análise Preliminar de Perigos (APP). Identificação e Análise dos perigos potenciais que afetam as instalações industriais e recomendações necessárias à redução dos riscos dos cenários estudados.
- Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP). Identificação e Análise dos possíveis desvios decorrentes da operação da unidade industrial e recomendações necessárias à redução dos riscos dos cenários estudados.
- Análise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA). Identificação e Análise dos perigos decorrentes da falha de componentes ou equipamentos ou sistemas de proteção e recomendações necessárias à redução dos riscos dos cenários estudados.
- Análise de Camadas de Proteção (LOPA). Análises de Camadas de Proteção (LOPA) de acordo com metodologia recomendada pelo American Institute of Chemical Engineers (AIChE) / Center of Chemical Process Safety (CCPS) e/ou PETROBRAS N-2595 - Critérios de Projeto Operação e Manutenção de Sistemas Instrumentados de Segurança em Unidades Industriais.
- Análise de Conseqüências (Efeitos Físicos e Vulnerabilidade). Quantificação dos Efeitos Físicos através de modelos matemáticos que possibilitem avaliar a magnitude das conseqüências de incêndios, explosões, vazamentos e/ou dispersão de substâncias inflamáveis, tóxicas e/ou corrosivas. Avaliação dos efeitos sobre a instalação, população e o ambiente. Estudo de dispersão atmosférica de produtos inflamáveis para classificação de áreas (Atmosferas Explosiva).
- Avaliação Quantitativa de Risco (AQR). Quantificação do Risco Social e Individual de determinado empreendimento ou atividade, a partir da estimativa da frequência de ocorrência e das possíveis consequências em termos de fatalidades às comunidades expostas, considerando os cenários identificados e os critérios legais de aceitabilidade de risco.
- A RISKTECH desenvolveu programas para execução de APP-APR, HAZOP e FMEA. Agora fica mais fácil para o Time simular Perigos, Desvios, Modos de Falhas e fazer as recomendações com base em Proteção Intrínseca ou Inerente (“Inherently Safer”) e Camadas de Proteção (“Layers of Protection”). Plataforma em planilhas do MS Excel®.
- A RISKTECH adquiriu software desenvolvido pelo American Institute of Chemical Engineers (AIChE) para Avaliação de Consequências (Efeitos Físicos e Vulnerabilidade).
- A RISKTECH adquiriu a licença do software “EFFECTS” desenvolvido pela TNO – The Netherlands Organization of Applied Scientific Research, para Avaliação de Consequências (Efeitos Físicos e Vulnerabilidade) com banco de dados para mais de 2000 produtos químicos.
- A RISKTECH adquiriu a licença do software “RISKAN” desenvolvido pela RISKAN - BRASIL, para Avaliação de Consequências (Efeitos Físicos e Vulnerabilidade) e Avaliação de Risco Social e Individual com banco de dados para 922 produtos químicos.
- A RISKTECH desenvolveu programas para Análise de Camadas de Proteção (LOPA) e determinação de Nível de Integridade de Segurança (SIL) com base na metodologia recomendada pela AIChE / CCPS e/ou PETROBRAS N-2595. Planilhas do MS Excel®.